Unidade de beneficiamento de frutas é inaugurada na região de Areia-PB

SERIDOPB | 20:27 | 0 comentários

 Unidade de beneficiamento de frutas é inaugurada na região de Areia-PB

Na última quarta (01/04) A COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio as Organizações de Autopromoção) através do contrato de assistência INCRA/ATES, inaugurou a unidade demonstrativa de beneficiamento de frutas no Assentamento Emanoel Joaquim, localizado no município de Areia, região do Brejo paraibano.


A partir da assessoria realizada pelos técnicos da COONAP, percebeu se que o assentamento tinha potencial para criar uma unidade de beneficiamento de frutas, tendo em vista, que no local tinha um grande desperdício de frutas e os agricultores também sentiam a necessidade de adquirir uma renda extra, foi então que iniciaram as capacitações através da parceria entre a COONAP e o Sebrae, onde cerca de 10 agricultores/as participaram de duas oficinas de preparação e do curso de Beneficiamento de Frutas.



A unidade foi construída em dois meses e durante a construção teve o acompanhamento do engenheiro civil da COONAP Fernando Gomes Araújo, além da estrutura física os agricultores também receberam uma despolpadeira de frutas e uma balança de precisão.


A agricultora Maria de Lourdes Souza (64), mais conhecida como dona Quinca, demostrou grande motivação com a inauguração da unidade; “antes tínhamos dificuldade para trabalhar coletivamente, mais quando a equipe da COONAP começou a nos acompanhar isto nos favoreceu muito”, afirma. E ainda ressaltou sobre as expectativas; “esta unidade será uma fonte de renda para nós e principalmente para os jovens do nosso assentamento, agora vamos nos dedicar ainda mais nesta atividade para que possamos crescer juntos”, finalizou.


O Assentamento Emanoel Joaquim é acompanhado pela COONAP a cerca de 4 anos, pelos técnicos Jesse Arthur Batista e Rosângela Maria Mota que são responsáveis pela assessoria da ATES.




Redação com Assessoria

Category:

0 comentários

Postagens populares