Assentados de Areia participam de curso de beneficiamento de polpa de frutas típicas da região do Brejo

SERIDOPB | 18:53 | 1 comentários

Um grupo de agricultores do Assentamento Emanoel Joaquim, localizado no município de Areia, região do Brejo paraibano, está participando até o dia 8 deste mês do Curso de Manipulação e Beneficiamento de Polpa de Frutas para que possam aproveitar as frutas típicas da região, entre elas, acerola, tangerina, maracujá, banana e abacaxi. Um dos assentados que estão participando do curso, Severino do Ramo Batista, que no seu lote planta caju, manga, laranja e banana, disse que começou a observar que o desperdício destas frutas era muito grande e decidiu, com os recursos do programa Brasil Sem Miséria, comprar uma máquina seladora de embalagens e um freezer para comercializar polpas. Agora, com o curso, disse ele, poderá realizar o sonho de se capacitar e produzir polpas em quantidades maiores para comercializar em feiras agroecológicas da região, inclusive a de Campina Grande, que é realizada todas as quintas-feiras, na Praça Clementino Procópio, no centro da cidade.

O Curso de Manipulação e Beneficiamento de Polpa de Frutas teve início no mês passado e será realizado até o dia 8 deste mês, na sede da Associação dos Moradores do Assentamento Emanoel Joaquim. Com aulas teóricas e práticas o curso é promovido pela COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção) e pelo Sebrae, dentro do projeto de Consultorias Tecnológicas aos Negócios na Agricultura Familiar. De acordo com os instrutores do Sebrae, Rennan Gusmão e Thaísa Abrantes, o objetivo do curso é aproveitar ao máximo as frutas, minimizando o desperdício e produzindo polpas e doces, além de outros produtos, como a farinha e a torta de banana.
No curso, os agricultores estão sendo orientados sobre as etapas do processo de produção, desde a recepção das frutas; pré-lavagem/lavagem e sanitização/enxague; seleção/corte ou descascamento; desintegração/despolpamento; refinamento; tanque de equilíbrio/formulação; envase e fechamento; congelamento e armazenamento, além dos equipamentos e utensílios necessários ao processo de polpa.
A polpa de frutas, conforme explicações dadas pelos técnicos do Sebrae durante o curso, é o produto não-fermentado, não-concentrado e não-diluído com teor mínimo de sólidos totais, provenientes da parte comestível da fruta, obtido de frutas poliposas, por processo tecnológico adequado. A polpa pode ser simples, quando originada de uma única espécie de fruta, ou mista, se originada de duas ou mais espécies.
Ainda durante o curso, os assentados aprenderam que o produto deve ser preparado com frutas sadias, limpas, isentas de parasitas e de detritos animais ou vegetais. A polpa não deve conter fragmentos de partes não comestíveis da frutas, nem de substâncias estranhas a sua composição normal.
Posteriormente, através da elaboração de projetos feitos pelos técnicos da COONAP que prestam assessoria técnica, social e ambiental aos assentados, entre eles, Rosângela Motta e Jessé Batista dos Santos, será instalada na sede da associação uma Unidade Demonstrativa de Beneficiamento de Polpas.
Assessoria de imprensa da COONAP

Category: ,

Um comentário:

  1. Amigos,

    Acompanho o trabalho do Banco de Alimentos www.bancodealimentos.org.br

    Grande abraço,
    Tatiane Ferreira

    ResponderExcluir

Postagens populares