Agricultores da Feira Agroecológica da Reforma Agrária participam de pesquisa realizada pelo Governo do Estado

SERIDOPB | 16:31 | 0 comentários



Exibindo Pesquisa_Feira_Agroecológica (1).JPGOs agricultores dos assentamentos da reforma agrária que estão participando todas as quintas-feiras da Feira Agroecológica da Reforma Agrária foram entrevistados por pesquisadores do projeto Mandala, que realizou convênio com o governo do Estado, através da Sedap (Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca), para realizar a pesquisa. De acordo com os pesquisadores Tarcyo Alves e Paulo Sousa, agricultores de todo a Paraíba estão fazendo sendo ouvidos na pesquisa, que vai traçar um perfil sobre a agricultura no Estado. Como na feira estão agricultores de diversas regiões, eles aproveitaram para ouvi-los de uma vez, explicou um dos pesquisadores, que também estava acompanhado pelo técnico da Sedap, Marcos Caldas.


No questionário, os agricultores responderam a perguntas sobre a produção, comercialização, assistência técnica, agroecologia, resíduos sólidos e infraestrutura disponibilizada pelos governos, entre outras. Depois de concluída a pesquisa, será possível aos pesquisadores da Mandala traçar um perfil do agricultor paraibano e realizar um planejamento de atividades a serem desenvolvidas pela Sedap, considerando as características de cada região. A pesquisa será concluída até o dia 5 de dezembro e a apresentação dos resultados à Sedap está marcada para o dia 9 de dezembro, na sede do órgão, na capital do Estado.

Na manhã desta quinta-feira, 20, foi realizada a sexta Feira Agroecológica da Reforma Agrária, que acontece na Praça Clementino Procópio, no centro de Campina Grande, e onde são comercializados produtos trazidos de assentamentos da reforma agrária localizados em municípios da região da Borborema. A feira é uma iniciativa da equipe técnica da COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção), que oferece assessoria técnica, ambiental e social aos assentamentos.

Entre os objetivos da feira estão a promoção de alternativas de comercialização dos produtos cultivados pelos pequenos agricultores, favorecendo a agricultura familiar e produtos que promovam saúde e qualidade de vida das pessoas que residem na zona urbana. Na feira são comercializadas hortaliças, frutas, queijos, manteiga, doces, ovos, galinhas, garrafadas feitas com plantas medicinais, mel, bolos, biscoitos, tapiocas e beiju, entre outros produtos como artesanato.Exibindo Pesquisa_Feira_Agroecológica (3).JPG
 Exibindo Pesquisa_Feira_Agroecológica (2).JPG
Além dos incentivos financeiros do governo federal, através do Incra/PB, a feira é realizada em parceria com a Prefeitura de Campina Grande, através das secretarias de Agricultura, Infraestrutura e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), além do Nera (Núcleo de Extensão Rural e Pesquisa Agroecológica) da UEPB e IDS (Instituto de Desenvolvimento Social). A próxima edição será realizada na próxima quinta-feira, 27, a partir das 6h.




Karina Araújo
Assessora de imprensa
8845-4015/9941-2112

Category:

0 comentários

Postagens populares