COONAP e PMCG realizam vacinação contra febre aftosa nos assentamentos de Campina Grande
A COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção) e a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Agricultura, deram início nesta segunda-feira, 3, à vacinação contra febre aftosa no rebanho dos cinco assentamentos de reforma agrária localizados na zona rural de Campina Grande. Nos primeiros assentamentos visitados pelos técnicos, o José Antônio Eufrouzino (parte do Logradouro), Pequeno Richard e Vitória, foram imunizados aproximadamente 250 animais.
Durante toda a manhã, técnicos da Secretaria de Agricultura, que doou as vacinas, e profissionais da equipe da COONAP, incluindo o técnico em agroindústria Josiel Carlos Felipe da Silva, o engenheiro agrícola José Diniz das Neves e os médicos veterinários Janduy Silva Marinho e Hildebrando Ribeiro Neto realizaram a vacinação. Em relação à imunização realizada em maio, o número de animais deve ser menor tendo em vista que, por causa da estiagem, muitos deles foram vendidos.
De acordo com o calendário de vacinação contra a febre aftosa elaborado pela COONAP, na próxima sexta-feira, 7, a vacinação será realizada nos assentamentos Venâncio e Vitória, onde ela será concluída. No dia 13, os técnicos estarão no assentamento José Antônio Eufrouzino, parte de Monte Alegre. No final deste mês, serão vacinados os animais do assentamento Santa Cruz.
Nos demais assentamentos que são acompanhados pelos técnicos da COONAP, a vacinação é realizada de acordo com o calendário de cada prefeitura. A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa e que afeta principalmente bovinos de leite e de corte e suínos.
O primeiro sintoma da doença é uma febre alta, que diminui depois de dois a três dias, surgindo outros sintomas, até que o animal deixa de andar e de comer e emagrece rapidamente. Mesmo havendo a cura, o animal se torna portador assintomático e pode transmitir a doença.
A campanha de vacinação contra a febre aftosa é realizada duas vezes por ano e a primeira etapa sempre acontece no mês de maio. A única contraindicação para a aplicação da vacina, de acordo com os técnicos da Secretaria de Agricultura do município, é que a fêmea esteja em trabalho de parto.
Facebook: www.facebook.com/coonap.ates
Karina Araújo
Assessora de imprensa
8845-4015/9941-2112
Category: COONAP
0 comentários