Unidade Demonstrativa de Beneficiamento pretende reduzir desperdício de frutas em assentamento em Mogeiro

Equipe de ATES da COONAP | 09:02 | 0 comentários


Com o objetivo de reduzir o desperdício e potencializar os lucros da fruticultura no Assentamento João Pedro Teixeira, localizado em Mogeiro, a COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção) inaugura neste sábado, dia 8, às 14h, o projeto de Unidade Demonstrativa (UD) de Beneficiamento de Frutas, que é resultado do interesse de um grupo formado inicialmente por seis mulheres que realizaram, no início do ano passado, através da equipe de ATES (Assessoria Técnica Social e Ambiental), uma oficina de beneficiamento de frutas. O interesse delas, somado ao potencial frutífero do assentamento, deu início à criação da Unidade Demonstrativa, que vai produzir polpas de diversas frutas na cozinha da casa-sede, que foi recuperada. No assentamento, há atualmente 218 cajueiros, 154 pinheiras e 59 mangueiras, entre outras árvores frutíferas em estágio produtivo, totalizando 625. 



O Assentamento João Pedro Teixeira possui uma quantidade considerável de árvores frutíferas em estágio produtivo e o índice de desperdício e perdas é elevado devido ao não aproveitamento das frutas in natura no comércio local. Por serem produtos perecíveis, as frutas só podem ser armazenadas em um curto prazo e necessitam ser coletadas em tempo hábil, uma vez que, as que amadurecem demais não são aproveitadas. Assim, o beneficiamento será uma excelente maneira de potencializar os lucros da fruticultura, pois, além de agregar valor, permite o armazenamento a longo prazo, possibilitando estabelecer frequência no fornecimento e a comercialização em mercados mais distantes.

Com a inauguração da Unidade Demonstrativa e a produção de polpa de frutas, será possível fortalecer o trabalho coletivo no assentamento, contribuindo para a soberania alimentar, acesso a mercados e geração de renda, inclusive nos períodos de estiagem, contribuindo ainda para o desenvolvimento dos processos de sustentabilidade dos assentados. Na implementação da UD foram incluídas a restauração da cozinha da casa sede, compra dos equipamentos básicos para a produção de polpa e construção de biodigestor, sob a responsabilidade da COONAP, além da mão-de-obra dos próprios assentados.

A administração da UD será de responsabilidade do grupo e a dinâmica do trabalho coletivo consiste na organização de um determinado número de pessoas, que desenvolvem uma atividade onde todos os que participam deverão ter sua parte reconhecida através de uma porcentagem daquilo que foi produzido. Neste caso, todos os envolvidos terão direito a parte dos produtos comercializados. “Com a implantação da Unidade de Beneficiamento de Frutas, esperamos reduzir o índice de desperdício das frutas durante suas safras específicas e também melhorar a condição de vida das famílias envolvidas, através da geração de trabalho e aumento da renda”, disse Jânio Araújo, coordenador da COONAP.

Dessa forma, o projeto vai contribuir para a melhoria da situação econômica atual do assentamento, que será obtida por meio da comercialização das polpas de frutas beneficiadas, podendo-se estender para a diversificação dos produtos como a produção de doces e geleias a serem comercializadas no mercado local e na vizinhança como também nos canais governamentais de comercialização. No caso do Assentamento Pedro Teixeira, ainda há outras opções para beneficiamento, principalmente na produção de farinha, amendoim e castanha do caju.

O Assentamento João Pedro Teixeira, que possui 760 hectares, foi desapropriado há 15 anos e possui 32 famílias assentadas. O potencial do assentamento é a produção de amendoim e mandioca, mas devido ao solo apresentar característica arenosa, favoreceu

A COONAP desenvolve atividades de Assessoria Técnica, Social e Ambiental em assentamentos da Reforma Agrária, resultado de contrato com o INCRA. Entre os trabalhos realizados com os assentados estão ações de fortalecimento da agricultura familiar, no sentido de melhorar a vida de cada família e promovendo caminhos para a sustentabilidade.






Category:

0 comentários

Postagens populares