UFPB promove residência agrária de convivência com o semiárido para assentados na PB
Formação de lideranças de assentamentos da Reforma Agrária e de técnicos extensionistas no uso de tecnologias alternativas de convivência com o semiárido. Este é o objetivo de um dos dois projetos paraibanos de Residência Agrária selecionados pela Chamada Pública Nº26/2012, aberta em 2012 pelo Incra/MDA e pelo CNPq. O “Curso de Especialização em Capacitação e Desenvolvimento em Tecnologias Sociais Sustentáveis no Semiárido Paraibano” será promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa).
Com investimento de R$ 1 milhão e 50 vagas, o projeto vai oferecer, na sede do Insa, em Campina Grande (PB), capacitação na criação de novas tecnologias e de técnicas sociais sustentáveis no semiárido. “É muito importante para universidades e institutos de pesquisa a promoção de projetos que permitam o diálogo do conhecimento dito científico com o saber popular para construir um conhecimento inovador e transformador de realidades”, afirmou o professor José Jonas Duarte da Costa, coordenador do projeto.
Segundo ele, os assentados terão oportunidade de aprofundar conhecimentos e interagir com o mundo acadêmico. “Será criada uma nova perspectiva, mais qualificada, de intervenção social na transformação das comunidades”, disse.
José Jonas Duarte da Costa é historiador, mestre em Economia e doutor em História Econômica. É professor do Departamento de História da UFPB, pesquisador visitante do Insa, bolsista do CNPq, coordenador da terceira turma do Curso de História da UFPB/Pronera, membro da Comissão Pedagógica Nacional do Pronera e colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes. A UFPB é avaliada pelo MEC com o Índice Geral de Cursos Avaliados (IGC), que vai de 1 a 5, igual a 4; na pós-graduação, mais de 60% dos cursos foram avaliados acima da média.
O outro projeto paraibano aprovado é a pesquisa “Extensão Rural Agroecológica e Especialização em Agroecologia de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural para Assentamentos da Reforma Agrária da Paraíba”, coordenada pelo professor Rodrigo Machado Moreira, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com financiamento de R$ 422 mil.
Entenda a parceria
O edital MDA/Incra e Cnpq selecionou 34 projetos de 24 universidades brasileiras, entre 113 projetos inscritos. No total, serão investidos R$ 40,5 milhões para projetos de pesquisa e extensão rural voltados para a inovação tecnológica e o desenvolvimento de assentamentos da Reforma Agrária. Veja aqui os projetos selecionados em todo país.
O edital MDA/Incra e Cnpq selecionou 34 projetos de 24 universidades brasileiras, entre 113 projetos inscritos. No total, serão investidos R$ 40,5 milhões para projetos de pesquisa e extensão rural voltados para a inovação tecnológica e o desenvolvimento de assentamentos da Reforma Agrária. Veja aqui os projetos selecionados em todo país.
Dos 113 projetos apresentados, 34 foram selecionados, contemplando 24 universidades distribuídas em todo o Brasil (veja lista abaixo). No total, serão investidos R$ 40,5 milhões para essas instituições de ensino desenvolverem projetos de pesquisa e extensão rural voltados para a inovação tecnológica e o desenvolvimento de assentamentos da Reforma Agrária.
Cada projeto aprovado contará com até R$ 500 mil anuais para custeio de ações nos exercícios de 2013, 2014 e 2015. A chamada pública prevê ainda o pagamento de até 58 bolsas mensais do CNPq por núcleo de residência agrária para o próximo triênio. A quantidade e os valores das bolsas mensais que se enquadram nas modalidades do CNPq são: duas bolsas EXP-B, de R$ 3 mil cada; três bolsas EXP-C, de R$ 1,1 mil cada; 50 bolsas ATP-A, de R$ 550,00 cada) e 3 bolsas IEX, de R$ 360,00 cada.
Entenda
O edital teve foco na qualificação da formação de professores, alunos e técnicos extensionistas, na geração de conhecimentos, capacitação técnico-profissional e nos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural junto aos assentados, considerando os princípios e objetivos da Política Nacional de Educação do Campo e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) (Decreto nº. 7.352/2010), do Programa Fomento à Agroindustrialização e à Comercialização (Terra Sol) e a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Lei nº. 12.188, de 11 de janeiro de 2010).
Os projetos selecionados articulam ensino, pesquisa e extensão inovadora, visando o aperfeiçoamento das ações já desenvolvidas no âmbito dos projetos educacionais, capacitação, assistência técnica e fomento à agroindustrialização e comercialização nos assentamentos de Reforma Agrária, disponibilizando os seus resultados para a sociedade brasileira.
Cada projeto aprovado contará com até R$ 500 mil anuais para custeio de ações nos exercícios de 2013, 2014 e 2015. A chamada pública prevê ainda o pagamento de até 58 bolsas mensais do CNPq por núcleo de residência agrária para o próximo triênio. A quantidade e os valores das bolsas mensais que se enquadram nas modalidades do CNPq são: duas bolsas EXP-B, de R$ 3 mil cada; três bolsas EXP-C, de R$ 1,1 mil cada; 50 bolsas ATP-A, de R$ 550,00 cada) e 3 bolsas IEX, de R$ 360,00 cada.
Entenda
O edital teve foco na qualificação da formação de professores, alunos e técnicos extensionistas, na geração de conhecimentos, capacitação técnico-profissional e nos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural junto aos assentados, considerando os princípios e objetivos da Política Nacional de Educação do Campo e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) (Decreto nº. 7.352/2010), do Programa Fomento à Agroindustrialização e à Comercialização (Terra Sol) e a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Lei nº. 12.188, de 11 de janeiro de 2010).
Os projetos selecionados articulam ensino, pesquisa e extensão inovadora, visando o aperfeiçoamento das ações já desenvolvidas no âmbito dos projetos educacionais, capacitação, assistência técnica e fomento à agroindustrialização e comercialização nos assentamentos de Reforma Agrária, disponibilizando os seus resultados para a sociedade brasileira.
INCRA
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