COONAP implanta em assentamento projeto de captação de água em telhados
Um projeto de captação de água em telhados está sendo implantado pela COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção) no Assentamento Venâncio Tomé, localizado na zona rural de Campina Grande. O projeto será realizado em duas etapas e pretende minimizar os problemas decorrentes da escassez de água na região, fazendo a captação da água das chuvas através dos telhados do estábulo e de um armazém do assentamento.
Nesta primeira etapa, que deve ser concluída dentro de um mês, estão sendo recuperadas duas cisternas, com capacidade de armazenamento para 320 mil litros e 255 mil litros de água, e os telhados do estábulo e do armazém, onde serão colocadas as calhas, como explicou o engenheiro agrícola da COONAP, José Diniz das Neves, que presta assessoria técnica aos assentados do Venâncio Tomé.
Considerando que o consumo de água de uma família de cinco pessoas é, em média, de 400 litros por mês e o Assentamento Venâncio Tomé possui 42 famílias, a capacidade total das duas cisternas, que é de 575 mil litros, seria suficiente para mais de um ano e ainda sobraria água para outras finalidades.
A estrutura ficará pronta aguardando as próximas chuvas, quando então será colocada em prática a segunda e última etapa do projeto. A água armazenada nas cisternas será utilizada através do gotejamento para a produção de hortaliças, de húmus e também para o consumo humano.
No projeto de captação de água em telhados também está incluída a produção de mudas frutíferas para a formação de pomares nos arredores das casas das 42 famílias que residem no assentamento e que serão beneficiadas.
A mão de obra utilizada no projeto é dos próprios assentados e o material está sendo disponibilizado pelo Incra/Ates/COONAP.
Facebook: www.facebook/coonap.ates
Karina Araújo
Assessora de imprensa
8845-4015/9941-2112
Category: BONS EXEMPLOS, COONAP
Amigos,
ResponderExcluirO meio mais eficiente está descrito em www.sempresustentavel.com.br
Grande abraço,
Tatiane Ferreira