Assentados de Matinhas fazem intercâmbio e conhecem casa de farinha de Lagoa Seca

SERIDOPB | 20:21 | 0 comentários

Exibindo Visita_Casa_de_Farinha_2.jpgA casa de farinha localizada no Centro Comunitário de Produção Ypuarana, zona rural do município de Lagoa Seca, recebeu, na última quarta-feira, 23, a visita de agricultores do Assentamento Chã do Bálsamo, de Matinhas, município do Brejo paraibano. A visita fez parte do intercâmbio organizado pela COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção), que presta assistência técnica, social e ambiental aos agricultores de assentamentos de reforma agrária. Os assentados foram recepcionados pelos agricultores Severino de Moura Maciel, Osvaldo de Moura Maciel e Francisca de Moura Maciel Barbosa, conhecida como Donga, que é presidente da Adesc (Associação de Desenvolvimento Econômico, Social e Comunitário) do Almeida, comunidade onde residem e onde a casa de farinha está localizada.


Durante o intercâmbio, os assentados de Matinhas conheceram as instalações da casa de farinha e receberam dos agricultores sobre o seu funcionamento, os equipamentos e comercialização dos produtos derivados da farinha e mandioca, entre eles, tapioca, beiju, bolos, biscoitos e a própria farinha. A casa de farinha, inaugurada em 2009, através de convênio entre a Energisa, a Eletrobrás, o governo do Estado e a Adesc, recebeu um investimento de mais de R$ 500 mil e produz aproximadamente cinco toneladas de farinha por mês, conforme informações passadas por Donga para os assentados, que pretendem levar as experiências adquiridas para fortalecer a cultura da mandioca como geração de renda na região onde moram e promover melhoramentos na casa de farinha que possuem no assentamento, transformando-a em uma Unidade Demonstrativa. 

Além de conhecerem todo o processo de produção da farinha, desde a chegada da mandioca, os assentados estiveram na cozinha industrial, onde os derivados da mandioca são produzidos e em seguida, comercializados em feiras agroecológicas de municípios vizinhos ou em escolas da rede pública. Durante o dia, os assentados também visitaram a horta, feita com princípios agroecológicos, sem uso de inseticidas, com produção diversificada e sustentabilidade social, o poço artesiano, a barragem subterrânea, o tanque de peixes e equipamentos como o tratorito. 

Os técnicos da COONAP que acompanharam os assentados, Edeilson Antônio da Silva, Paula Cristiane da Silva e Hildebrando Ribeiro Neto, destacaram a importância de intercâmbios como aquele, em que assentados visitam regiões com características semelhantes às que eles residem. O Assentamento Chã do Bálsamo possui 42 famílias assentadas e tem como principais culturas a laranja e a banana.
Exibindo Visita_Casa_de_Farinha.jpg
Exibindo Visita_Casa_de_Farinha_1.jpg


Exibindo Visita_Casa_de_Farinha_2.jpg

Exibindo Visita_Casa_de_Farinha_3.jpg


Facebook: www.facebook/coonap.ates



Karina Araújo
Assessora de imprensa
8845-4015/9941-2112

Category: ,

0 comentários

Postagens populares