Assentados recebem mudas de plantas medicinais e aromáticas

SERIDOPB | 19:20 | 0 comentários

A agricultora Maria de Lurdes Soares, de 64 anos, mais conhecida como Dona Quinca, que reside no Assentamento Emanoel Joaquim, em Areia, município do Brejo paraibano, é uma das “médicas populares” que utilizam plantas medicinais, segundo ela mesma relatou, para tratar febre, gripe e sintomas causados pelo surgimento dos dentes nas crianças. Uma tradição que, segundo a agricultora, aprendeu com a avó e com a mãe e que, por isso, mantém o cultivo de algumas plantas medicinais no seu lote. Nesta semana, ela e outros agricultores de assentamentos da reforma agrária receberam mudas de plantas medicinais e aromáticas, resultado do projeto “Produção e distribuição de mudas medicinais e aromáticas para as comunidades de pequenas agricultores”, desenvolvido pela Emepa-PB (Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba) e financiado pelo Funcep (Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba), em parceria com a COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção).

 
 
A entrega das mudas está sendo feita pelos pesquisadores da Emepa, Luciano Brito e Marinevia Medeiros, além de técnicos da COONAP. Na quarta-feira, nos Assentamentos Emanoel Joaquim, Socorro, União e Esperança, em Areia, acompanharam a entrega José Diniz das Neves, Jessé Arthur Batista, Aline Valéria Sousa, Josino Barbosa e Rosângela Maria Mota. Nesta sexta-feira, os técnicos da COONAP que estiveram presentes à entrega de mudas no Assentamento José Antônio Eufrouzino foram José Diniz das Neves, Fernando Gomes Filho, Josiel Carlos Felipe da Silva e Ana Cristina de Oliveira. No dia 25, a distribuição das mudas será nos assentamentos Santa Cruz e Vitória, também em Campina Grande, e Cachoeira Grande, em Aroeiras. No dia 26, recebem as mudas os agricultores dos assentamentos Imbiras, em Massaranduba, e Chã do Bálsamo, em Matinhas. Ao todo, serão distribuídas nos assentamentos 9 mil mudas.

 
 
Durante a entrega das mudas, algumas delas que inclusive fazem parte do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do SUS, técnicos da COONAP e Emepa estão orientando os assentados sobre a seleção da área da horta, além de tirar as dúvidas sobre o plantio e algumas espécies que eles não conhecem. Posteriormente, os agricultores receberão orientações sobre o preparo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Entre os benefícios que a horta de plantas medicinais e aromáticas trazem para os assentados, está a possibilidade de comercialização, além deles passarem a ter uma farmácia viva, com plantas que podem ser utilizadas como antisséptico, broncodilatador e contusões, entre outros.

 
 
Entre as mudas que estão sendo distribuídas, estão as de camomila, que combate dermatites e feridas simples; guaco, que é broncodilatador; mil-folhas, que serve para úlceras, feridas e também é utilizada como analgésico; artemísia, utilizada nas doenças do estômago, fígado, rins e para vermes; arnica, utilizada para contusões; gengibre, que serve para tosse; mastruz, utilizado para corrimento vaginal e como antisséptico local; e erva-doce, que pode ser utilizado como antisséptico, repelente e aromatizante; saião, que serve para furúnculos; hortelã da folha miúda; utilizado como expectorante e analgésico tópico; arruda, que é antiinflamatório tópico; entre outros. 
 
 




 
Facebook: www.facebook/coonap.ates



Karina Araújo
Assessora de imprensa
8845-4015/9941-2112
 

Category:

0 comentários

Postagens populares