NOTICIAS SOBRE A COONAP -

Equipe de ATES da COONAP | 14:40 | 0 comentários

Assentados paraibanos participam de capacitação em avicultura, bovinocultura e beneficiamento de fruta

 Assentados paraibanos participam de capacitação em avicultura, bovinocultura e beneficiamento de fruta
 Assentados de 21 assentamentos da reforma agrária na Paraíba participaram de uma capacitação em avicultura, bovinocultura e beneficiamento de frutas. A ação, realizada no Centro Diocesano do Tambor, durante três dias, em Campina Grande, foi promovida pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), que presta assistência técnica a assentamentos do Incra-PB.
            
Os assentamentos foram divididos em grupos, que receberam 16 horas de treinamento, incluindo uma parte prática.
            
A capacitação em avicultura foi voltada para 10 assentamentos, a maioria da região do Brejo paraibano.Durante a programação,os assentados conheceram o projeto de avicultura alternativa do assentamento Santa Cruz, em Campina Grande. “São cerca de 100 aves alimentadas com ração e pasto nativo, que estão prontas para corte em 90 dias; um meio termo entre a produção industrial, na qual as aves levam 35 dias para corte, e a rústica, ou de capoeira, que necessita de 10 meses”, explicou o geógrafo e técnico da Coonap Jânio Oliveira.
            
Outros seis assentamentos participaram da capacitação em bovinocultura, que teve a parte prática na Estação Experimental do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em Campina Grande. Os assentados aprenderam sobre espécies adaptadas à região, manejo sanitário, alimentação, armazenamento de forragem e escoamento da produção.
            
Os assentados dos cinco assentamentos que receberam capacitação em beneficiamento de frutas iniciaram a parte prática, com técnicas de preparação de banana (geléia, doces e bife salgado feito da casca), goiaba (doces) e maracujá (doce da casca e mousse).
Intercâmbio
            
Além das palestras e visitas de capacitação, os assentados fizeram uma visita de intercâmbio à Feira Agroecológica da Eco Borborema, na Estação Velha, em Campina Grande.
            
“Os organizadores falaram sobre o processo de organização da feira e sobre o monitoramento que garante a comercialização apenas de produtos sem agrotóxicos, mostrando aos assentados que é possível criar novos canais de comercialização”, disse Jânio Oliveira.
Outras capacitações
            
Nesta terça-feira (29), outros seis assentamentos participarão de uma oficina de confecção de telas na Comunidade Santa Cruz, em São Vicente do Seridó; e, nos dias 30 e 31, cinco assentamentos serão capacitados no beneficiamento de frutas no município de Areia.      



Fonte:  Folha do Sertão

Category:

0 comentários

Postagens populares