Incra, Embrapa, ConaIncra, Embrapa, Conab e ASA avançam nas articulações sobre agroecologiab e ASA avançam nas articulações sobre agroecologia

Equipe de ATES da COONAP | 11:50 | 0 comentários

Um grupo multidisciplinar coordenado pelo Incra discutiu políticas desustentabilidade socioeconômica e ambiental da agricultura familiar e dareforma agrária na última quinta-feira (20). Formado por pesquisadores e representantes de organizações governamentais e entidades da sociedadecivil, a equipe visitou o estande da Embrapa, montado na Cúpula dos Povos,evento paralelo à Rio+20. O espaço apresentava o trabalho do projetoAmazônia Nativa, uma parceria entre o Incra e a Embrapa, que  estácapacitando assentados do Mato Grosso como coletores de sementes eprodutores de mudas de espécies florestais nativas.
Além de proporcionar uma fonte de renda e uma forma de conservaçãoambiental, o projeto de coleta de sementes está permitindo aos assentadosterem mais conhecimentos. Eles aprendem noções de adequação ambiental,ecologia florestal, manejo das sementes, implantação de viveiros florestais,produção de mudas, entre outras temáticas. 
Para o presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, as sementes são uma forte porta de entrada para se trabalhar a transição agroecológica em assentamentos da reforma agrária. “Há acúmulo de conhecimento na área e elas possuem potencial irradiador de desenvolvimento econômico e social a curto prazo”, argumenta. Na visão de Lacerda, a coleta, troca e comercialização de sementes permite o resgate e a valorização do patrimônio local e a diversificação da produção, seja de alimentos ou de plantas recicladoras. 
O grupo liderado pelo Incra pretende intercambiar as diferentes iniciativas que já estão em curso no sentido de promover a transição agroecológica em assentamentos. Para isso, foi marcada uma reunião entre o Incra, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); e a  Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) nos dias 26 e 27 de julho no território da cidadania da Borborema, na Paraíba. No local, a ASA mantém uma rede que inclui um total de 220 bancos de sementes comunitários.
Participaram da visita ao estande da Embrapa: o professor da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Yoshio Kageyama; o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Porto; o diretor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Nacional, Waldyr Stumpf Júnior; o presidente do Incra, Celso Lacerda; os especialistas da ASA e da Agricultura Familiar e Agroecologia (AS-PTA, sigla para o antigo nome da entidade Assessoria e Servicos a Projetos em Agricultura Alternativa), Paulo Petersene Luciano Marçal da Silveira; o presidente substituto do Incra, Luciano Brunet; e o superintendente do Incra/RJ, Gustavo Souto.
Também participaram da reunião sobre agroecologia o coordenador-geral de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Incra, Carlos Eduardo Sturm, e o coordenador nacional do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater) junto ao Incra, Cesar Aldrighi.

Category: ,

0 comentários

Postagens populares