Fórum reúne agricultores de 26 assentamentos da Paraíba
Discutir os desafios e as perspectivas para os assentados da região da Borborema, na Paraíba. Esse foi o tema do fórum que reuniu, nos dias 26 e 27 de maio, em Lagoa Seca, a 130 quilômetros de João Pessoa, agricultores de 26 dos 31 assentamentos da reforma agrária atendidos pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap) - entidade que presta assistência técnica por meio de contrato com o Incra na Paraíba (Incra/PB). Cerca de 70 pessoas participaram do evento, entre assentados, técnicos, servidores do Incra e representantes de órgãos como o Ibama, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e a Secretaria Estadual de Agricultura.
Para a coordenadora da Coonap que atende os assentamentos da Borborema, a assistente social Jaqueline Araújo, o fórum tem muitos objetivos. "Além de oferecer informações sobre créditos e outras políticas públicas, é um espaço de discussão entre assentados e representantes institucionais sobre encaminhamentos que podem favorecer as potencialidades e solucionar os problemas dos assentamentos", afirmou.
Troca de experiências
Os agricultores aproveitaram o espaço e o tempo de convivência com moradores de outros assentamentos da região, com clima e solo semelhantes, para trocar experiências agrícolas e de gestão. É o caso de José de Couto, 57 anos, do assentamento Dorcelina Folador, no município de Cubati, onde estão assentadas 27 famílias que produzem milho, feijão de corda, fava, amendoim e palma.
"É muito importante participar desse tipo de reunião. Vou explicar o que aprendi aqui para as pessoas que ficaram no assentamento e, na próxima reunião, eu já vou passar essas informações adiante", afirmou o assentado, que pertence à diretoria da Associação dos Assentados de Dorcelina Folador.
Créditos e meio ambiente
As atividades do Fórum dos Assentados e Assentadas da Borborema foram iniciadas com um café da manhã e a distribuição dos kits individuais, que, além da pasta com material informativo e chapéu, incluía uma caneca plástica colorida amarrada a um barbante para evitar o uso de copos descartáveis - estratégia de educação ambiental seguida pela Coonap.
Durante o primeiro dia, os assentados assistiram palestras sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Projeto Cooperar (Governo do Estado), as políticas para a agricultura familiar e sobre o meio ambiente, com ênfase nas áreas de reserva legal e de preservação permanente, bem como nas atividades que exigem Requerimento de Atividade Florestal (RAF).
A programação da quinta-feira (26) foi encerrada com a exibição do vídeo Cordel do Fundo Solidário, sobre os fundos rotativos solidários, produzido em 2008 pela Articulação do Semiárido (ASA) e outras entidades.
A manhã do segundo dia do Fórum foi dedicada a discussões sobre as potencialidades, os problemas e as necessidades dos assentamentos na área de créditos, infraestrutura e educação. Os pontos de reivindicação serão entregues à Divisão de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra/PB para encaminhamentos.
Category:
0 comentários